Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2005

Bloco de Esquerda II

Na área da cultura o Manifesto eleitoral do Bloco de Esquerda fala de “alargar horizontes”, mas o que se nota é um grito de queremos dinheiro sustentado por um rol de chavões e a manutenção clara do statu quo. Continuam a confundir a procura de uma gestão exigente dos recursos com uma mercantilização dos mesmos. Insiste-se de forma redutora a confinar o sucesso cultural ao “popularacho”. Como será que digerem o sucesso do museu de Serralves? Mal, tão mal que o Museu de Serralves nem merece uma linha, como nenhum museu, nem mesmo o museu Contemporâneo do Chiado. Não há uma orientação para lá de mais dinheiro e de uma pretensa agilização dos departamentos educativos, se algum conhecimento houvesse, sabiam que na esmagadora maioria dos casos esses departamentos são fantasmas culturais. No panorama da musica, além de dinheiro - baixar o IVA para 5% - não há mais nada, nem uma orientação sobre a Orquestra Sinfónica, sobre as Orquestras Regionais, sobre a Orquestra Nacional do Porto. Nem a Casa da Musica que vai ser inaugurada no próximo governo e que terá um papel angular no panorama cultural português tem uma estratégia. Nem a bandeira cultural da esquerda em 95 tem uma linha, nada sobre o Côa, nada sobre arqueologia.
Além fronteiras há umas vagas considerações, “colocar os criadores nas plataformas culturais”. Nem uma política para as comunidades de expressão oficial portuguesa, nem uma palavra sobre o Instituto Camões, quistos antigos... Para os Teatros Nacionais, mais dinheiro. para o Bloco são “laboratórios exemplares de criação” pois são, mas também são como em qualquer país civilizado, instituições de defesa, promoção e transmissão de património adquirido. As bibliotecas são segundo o Bloco “o acesso a memória”. Não, por mais lato que se entenda a “memória” as bibliotecas não são um espaço de nostálgicas recordações empíricas, são um espaço dinâmico de transmissão de vivências, saberes e de debate.
Em consequência do mais dinheiro, temos o hipnotizante desejo do 1 % do Orçamento de Estado cativo para a cultura, desejo alojado em todos os programas eleitorais, um simples “copy past” de alguns países europeus. Pode vir a estar correcto, mas é fundamental ter presente uma natural contenção financeira em Portugal ( independente da pouca expressividade no total do OE desse 1% ), bem como o natural aumento das expectativas das pessoas e na falta do toque de Midas, a eficácia na gestão é o caminho, na realidade deve ser sempre o caminho mas em tempos de vacas gordas funciona a historia da cigarra. Este manifesto pode pretender dinamizar a criação mas não projecta um método, ignora constantemente o papel da valorização do património, relega para o vazio político bandeiras culturais da esquerda e elementos centrais de uma política cultural. Este é um programa que se encontra num futuro incerto, visa vir a “desenhar”, vir a “encontrar”, vir a “definir”, está repleto de intenções e vazio de linhas programáticas. Mais do que divergir de ideias é confrangedor assistir a iniquidade do que neste capitulo o Bloco de Esquerda “desenha”.

PS : Espero que o Dr. Mário Soares encontre outras formas de exercer a sua magistratura de influência socialista do que elogiar um programa bafiento.



publicado por vitorcandidojose às 09:11
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 27 de Janeiro de 2005 às 11:40
O mais engraçado é que o Soares, limitou-se a apreciar os programas eleitorais num momento em que APENAS O BLOCO tinha lançado o seu, momento em que o PSD, o PS e o PCP ainda não o tinham feito, aí é que está o engraçado da coisa. Suponho que não deve ter nada a ver com o facto de o Bloco receber bom dinheirinho da Fundação Mário Soares.Jeremias
</a>
(mailto:)
De Anónimo a 27 de Janeiro de 2005 às 10:24
Entrei neste blog a pensar que ia encontrar poesia, mas afinal encontrei uma série de post de temas que gostei e que são interesaantes. Vou voltar concerteza.maryjo
(http://www.pianinhodosapo.blogs.sapo.pt)
(mailto:mmm@sapo.pt)
De Anónimo a 27 de Janeiro de 2005 às 10:08
Visita o meu Forum.
Tem noticias curiosas, fotos, links de blogs e mais coisas.


Visite o meu Forum
(http://data.forumhoster.com/forum_paulo2005/)
(mailto:paulo2005@tugamail.com)

Comentar post